CULTURA JORNAL CAMPO GRANDE LITERATURA LIVROS E AUTORES NOTÍCIAS SARAUS | FEIRAS | BIENAIS 

Ronaldo Lima: Celebrando a Arte em Múltiplas Dimensões com Raízes Afro-Brasileiras

Cantor, poeta, músico, artista visual,  compositor e rapper,  Ronaldo Lima é um multifacetado artista carioca que  celebra as múltiplas vertentes das artes em sua obra. A potente música brasileira, a poesia e a inovadora pintura  se encontram no universo criativo do artista  que distingue -se também pela forte influência da ancestralidade africana em sua obra.
No cenário artístico do Rio de Janeiro seu trabalho se destaca pela emoção  e delicadeza peculiar nas suas  letras, poesias, melodias e pelo conteúdo relevante que destaca sua paixão pelo Rio de Janeiro e pela cultura afro brasileira. A abordagem calorosa dos problemas sociais e do preconceito  ainda presentes em nossa sociedade,  também tem voz e lugar em suas composições que apontam para  construção de uma sociedade mais justa e na valorização da consciência negra . Este é Ronaldo Lima, um artista completo que se expressa como poeta, artista visual, cantor, músico, compositor, e que também carrega em sua bagagem a formação acadêmica em Letras pela UERJ, como guia de turismo, professor de inglês e Técnico em Manutenção de Aviões.

Natural do Rio de Janeiro, Ronaldo Lima traz em sua arte uma conexão profunda com sua cidade natal e sua herança africana. Suas poesias e letras de músicas são um reflexo desse amor, bem como de sua sensibilidade para retratar os desafios sociais  que  permeiam nossa sociedade. No entanto, a sua arte não se limita a denunciar as mazelas, mas também celebra o amor e a magia dos encontros e desencontros da vida, convidando frequentemente o público a uma reflexão profunda sobre esses temas.

Ronaldo Lima

O artista carioca também brinda o cenário nacional com sua música, que combina elementos da Black Music com um repertório autoral cativante. Sua música é uma fusão de ritmos que fazem o público dançar, ao mesmo tempo em que os leva a uma viagem poética de reconexão, percepção e auto  conhecimento.

Um dos projetos mais notáveis de Ronaldo Lima é o “Poesia em Tela”, onde as artes encontram um lar na simbiose entre Poesia e Pintura. Destaca-se a série “Orixás”, composta por 16 quadros que exaltam os orixás e a Mitologia Africana Iorubá, intertextualizando poesia e pintura. As obras são marcadas por versos que se entrelaçam com saudações às divindades, e elas surgem como um grito de exaltação à cultura dos povos de Axé e contra a intolerância religiosa. O projeto propõe a expressão de uma linguagem artística interdisciplinar, sintetizando versos, cores e formas de uma maneira singular.

A Poesia e a Pintura, que unidas entrelaçam o multiverso da cosmogonia africana, também se conectam à Música em um poderoso projeto chamado “Ancestralidade I”. Neste projeto, quatro Orixás da Cosmogonia Africana Iorubá, Ogum, Oxum, Obaluayê e Xangô, abrem os trabalhos em uma tríade artística que envolve o público em uma experiência sensorial profunda e transformadora. O projeto musical pode ser acessado em todas as plataformas digitais. https://sndo.ffm.to/bbj84kv

O quadro de Oxum, Série Orixás, 54 x 35cm. Acrylic on Canvas  de  Ronaldo Lima exalta a orixá Oxum celebrada na Mitologia Africana Iorubá  como  a deusa do ouro, do amor, da fertilidade e das águas tranquilas. O quadro Ogum(Ogunhê Salve Jorge)  da mesma série 30 x 30cm celebra o orixá guerreiro vencedor de demandas que é o senhor da tecnologia e dos metais. Já o senhor da terra, da cura e da passagem, Obaluayê é homenageado também em 30 x 30cm em Acrylic on Canvas. Estas Obras estiveram presentes nas exposições do evento Santa Teresa de Portas Abertas 2023 no Parque das Ruínas e no Casarão 18 sendo que o quadro  Ogum esteve presente também,  na exposição Salve São Jorge 2023 no Triplex  @cazadaartecontemporanea e na Loja Mão Brasileira no CCBB.

O incansável artista já prepara o lançamento do Projeto Ancestralidade 2 onde mais 4 orixás da mitologia africana Iorubá serão homenagedos lançando primeiramente o Canto de Oxumarê https://sndo.ffm.to/qqmr5a7  . Paralelamente outras músicas são lançadas mensalmente escoando a incrível produção criativa de Ronaldo Lima. O último desses lançamentos foi a música ” Num Site” https://sndo.ffm.to/qk2djda .
Acompanhe Ronaldo Lima nas redes sociais e esteja mais perto deste excepcional artista brasileiro.

Ronaldo Lima

https://www.instagram.com/ronaldolimamusico/
https://www.facebook.com/ronaldolimamusico/
https://www.tiktok.com/@ronaldolimamusico
https://www.youtube.com/@ronaldolima9096
https://www.instagram.com/poetaronaldolima

Ronaldo Lima
Ronaldo Lima

Related posts